Apesar de adotar redes corporativas internas, empresas sentem que não conseguem conquistar o colaborador como as redes sociais
O sucesso das mídias sociais tem levado muitas empresas a implementar redes internas, a fim de melhorar a colaboração e a comunicação entre os funcionários.
Yammer ou Social Text são algumas ferramentas com características parecidas com as do Facebook e Twitter: Elas buscam replicar o sucesso dessas redes, dentro de um nível corporativo privado. Mas o que funciona fora da empresa, nem sempre é feito dentro dela. Veja por que:
1- FALTA DE CULTURA SOCIAL
Quando existe cultura empresarial que estimula a comunicação, colaboração em equipe e projetos conjuntos, ter ou não uma ferramenta, muda muito pouco a situação. Por outro lado, se é verdade que essas ferramentas podem aumentar a cultura de cooperação e os esforços conjuntos no negócio, se não houver uma participação ativa de todos os funcionários, corre-se o risco de criar guetos de comunicação.
2- FALTA DE PARTICIPAÇÃO
Se a maioria dos colaboradores não participa ativamente de redes como o Facebook ou o Twitter, além de não gostarem de partilhar os seus gostos, hobbies e interesses na internet, não se pode esperar uma mudança de mentalidade.
3- FALTA DE ACESSO
Algumas empresas tentam motivar seus funcionários a usarem esse tipo de ferramenta, que motiva a colaboração, compartilhamento, trabalho em equipe, mas são as primeiras a bloquear o acesso a qualquer rede social.
4- FALTA DE INTERESSE / MOTIVAÇÃO
Nem todo mundo entende ou concorda com os benefícios das redes sociais para suas vidas pessoais e profissionais. Tais ferramentas podem levá-los a adotar uma posição que não são especialmente confortáveis, “obrigando-os” à ação (quando têm pouco interesse em fazê-lo) ou entrar em discussões que eles não querem participar.
Fonte: Blog Marketing Digital