Saiba quais são os pilares fundamentais para um trabalho de marketing eficiente
O estudo global IBM com os Líderes de Marketing, realizado em 2011, mostrou que os maiores desafios de marketing e comunicação no mundo estão relacionados à: explosão de dados (Big Data), mídias sociais, crescimento do números de canais e dispositivos e mudança de postura do consumidor – que se torna cada dia mais influente e colaborativo.
Os CMOs, como são chamados esses líderes, não se sentem preparados para enfrentar os desafios acima. Por isso, um time de consultores desenvolveu um “POV – Point of View” do futuro do Marketing. Uma das constatações é que o marketing, hoje, é uma disciplina completamente dependente da tecnologia.
As empresas lidam com grande volume de dados, muitas variáveis e clientes informados e colaborativos que esperam um tratamento diferenciado e individualizado das marcas em que confiam.
Para criar formas ágeis no relacionamento com seus clientes, as empresas precisam de tecnologia, além de pensamento sistêmico, metodologias e ferramentas. Este é o novo mundo do marketing.
Os três pilares fundamentais do POV sobre o futuro do marketing são:
1. Entender cada cliente como um indivíduo
O consumidor não quer mais ser incluído em grupos de pessoas que pensam e gostam das mesmas coisas. Ele quer ser tratado como indivíduo, com pensamentos e desejos únicos. Como capturar e entender seus hábitos para entender quais são suas necessidades? Como fazer isso de forma massiva?
Empresas munidas de forte capacidade analíticas são capazes de prever melhor a próxima oferta, ação ou necessidade para cada cliente.
2. Criar um sistema de relacionamento que maximize a geração de valor a cada interação
O cliente contata a empresa por múltiplos canais, nas mais diferentes formas, horários e interações. Como criar um sistema de relacionamento que faça com que o consumidor tenha uma experiência diferenciada em cada interação?
Empresas que pensam sistemicamente são capazes de fazer a oferta ideal, no ponto de contato certo e no momento adequado – e ainda desenvolver um melhor relacionamento do cliente com a marca.
3. Desenvolver a cultura e a marca para que sejam autênticas
Os profissionais de marketing sempre foram os responsáveis pela promessa da marca. Agora, todos os funcionários e todos os membros da rede de fornecimento e distribuição da empresa são um ponto de interação com o cliente. Em um mundo de transparência total, a tarefa de desenvolver uma marca está em uma escala muito diferente. É preciso criar empresas genuinamente excelentes e, portanto, excelentes marcas. E isso começa pela cultura.
As ações direcionadas pela cultura das empresas influenciam o que as pessoas pensam da marca. Participando das redes sociais e desenvolvendo relacionamentos genuínos, a nova profissão de marketing elimina as diferenças entre a promessa da marca e o que ocorre na vida real.
*Com informações do texto “O Futuro do Marketing”, publicado no blog A Quinta Onda, de Mauro Segura.