64% dos executivos do setor acreditam que as mudanças na distribuição de conteúdo irão provocar rupturas na indústria, diz pesquisa da PwC
Acompanhar as mudanças nos padrões de consumo é o principal desafio apontado pelos CEOs da área de Mídia e Entretenimento, durante a 18th Annual CEO Survey, da PwC. As transformações no comportamento dos consumidores preocupam 75% dos executivos entrevistados. Segundo a pesquisa, 64% dos CEOs acreditam que as mudanças nos canais de distribuição de conteúdo irão provocar rupturas na indústria de Mídia e Entretenimento nos próximos cinco anos. As respostas coletadas no estudo, entretanto, sugerem confiança na capacidade executiva de lidar com os desafios que a Era Digital continua a gerar.
As tecnologias digitais são reconhecidas por 83% dos CEOs como importantes aliadas na construção de marca e reputação – um número maior do que os 71% dos executivos de todos os setores. Dos participantes, 46% afirmaram que essas tecnologias estão agregando valor para os seus produtos. “Este setor, claramente, é o que mais valoriza essas tecnologias como estratégicas para o engajamento dos seus públicos-alvo. Os CEOs estão conscientes de que precisam entregar novas experiências aos consumidores e estabelecer, cada vez mais, uma relação direta com eles, considerando o digital como um caminho para atingir este objetivo”, destaca a sócia da PwC Brasil Estela Vieira.
A segurança cibernética também é objeto de preocupação para 88% dos CEOs de Mídia e Entretenimento, o que representa 17% a mais do que no ano passado. Os executivos temem a concorrência da indústria de Tecnologia da Informação (55%, sendo a média global da pesquisa de 32%). A pesquisa ainda indica que 61% dos CEOs do setor planejam uma nova aliança estratégica ou joint venture para o próximo ano – número supera a média global de 51%. Eles também são mais propensos do que os profissionais de outras indústrias a considerar a parceria com empresas concorrentes (34% contra 23 %, no total). Seguindo a média global, 28% confirmaram que já estão realizando parcerias com concorrentes.
Motivados pela necessidade de acesso à expertise das novas tecnologias para fidelizar público e conquistar novos clientes, cerca de um terço dos executivos de mídia e entretenimento já estão fazendo parcerias com startups. Outros 25% dos entrevistados estão considerando trabalhar com startups no futuro. “Esta forte tendência das empresas em perseguir novas colaborações e parcerias só confirma o dinamismo do setor”, conclui Estela.
Fonte: Jornal da Comunicação Corporativa