Hoje muito se fala em cultura, engajamento, feedback, sentimento de pertencimento e a importância desses fatores para qualquer negócio. Que a empresa precisa de uma política clara de comunicação e o envolvimento dos altos executivos, sim, é fato, mas na prática percebemos que não é bem assim.
A implantação de novo processo e ou projeto, ou mesmo sua sustentação deve levar em conta a comunicação. Ela deve ser incluída como uma etapa do planejamento e não depois, quando as ações já foram definidas. É muito comum as empresas definirem ou contratarem projetos e só depois pensar em como será a comunicação e ou divulgação. Pior ainda quando simplesmente se esquecem do público interno, que fica sabendo do lançamento de um produto ou serviço por um cliente ou pela mídia.
O sentimento de “marido traído” pode contaminar toda a equipe, fazendo com que o engajamento não aconteça, além de demonstrar que a empresa é desorganizada e não se preocupa com as pessoas. E os seus clientes podem começar a questionar-se – Se eles não se comunicam internamente, como é que cuidarão do meu negócio?
Funcionário engajado é funcionário informado e participe do processo como um todo. Erros e retrabalho podem ser evitados quando envolvemos quem está diretamente ligado à execução. Eles têm visões diferentes sobre um determinado tema. O contato com os clientes e o dia a dia, geram uma considerável gama de informações, que muitas vezes não estão nos relatórios, e que não podem ser desprezadas.
Prova disso são os inúmeros programas de melhorias, que resultam em aprimoramento de processos e aumento de lucratividade para as empresas. Soluções simples podem resolver grandes problemas a partir do estimulo e as ferramentas adequadas de comunicação.
Na próxima postagem traremos um case que exemplifica como uma comunicação interna focada e planejada pode levar a grandes resultados.