Que a tecnologia faz parte do nosso dia dia a gente já está cansado de saber. Mas você tem noção do quanto gadgets, smartphones e outros aparelhos transformaram a forma como nós nos comunicamos, nos relacionamos uns com os outros e com o mundo de um modo geral?
Pare e pense: Quando você quer pedir algo pra comer, por exemplo, digamos, uma pizza. Você liga pra pizzaria ou utiliza um aplicativo de delivery? Quando precisa ir de um lugar para o outro pagando pouco, liga para o ponto de táxi ou, em dois toques, abre seu app preferido de caronas colaborativas? E locadora? Não estou falando da de veículos não. E sim daqueeeela pra onde você ia quando queria assistir ao último recém-chegado lançamento das telonas. Sim, meu caro, isso já existiu. Atualmente, pensar nisso parece até piada.
Não tem mais volta. O mundo é digital. E se ele é assim, só nos resta uma alternativa: mergulhar nele, entendê-lo e incorporá-lo definitivamente às nossas vidas.
Apesar de para nós, vamos dizer assim, reles mortais, parecer fácil baixar um novo aplicativo, criar uma conta na rede social da moda ou incorporar a maior inovação de todos os tempos da última semana às nossas vidas, existe um grupo que ainda desbrava com um pouco de ressalva esse universo: o das empresas e marcas. Se o consumidor é um “serumaninho online”, nada mais óbvio do que encontrá-lo no seu celular, em suas redes sociais favoritas, no seu e-mail, tablet, celular ou computador. Mas como fazer isso? Eis a questão.
O marketing digital é a nova onda do momento. Faça um teste. Vá até o Google e digite “Marketing Digital” na busca. São mais de 3.000.000 de resultados possíveis. Isso mostra o quanto essa ferramenta virou a queridinha das marcas e empresas, aliando conteúdo relevante e ofertas para clientes e prospects. Quem entendeu que é preciso estar próximo do consumidor não apenas quando ele entra na loja ou no momento da sua decisão de compra, se deu bem. Ele quer mais. Quer experiência. Quer entender principalmente de que forma a marca pode ajudá-lo nos momentos em que precisa e como vai auxiliá-lo em sua vida.
Uma marca de refrigerante não vende mais a bebida. Vende felicidade. O sabão em pó não apenas limpa as suas roupas, como também te dá dicas de economia doméstica. O “consumidor digital”, digamos assim, quer o produto além do produto. Para isso, há um amplo leque de opções: Email marketing, remarketing, marketing de conteúdo, relacionamento, promoção, e por aí vai…A lista é muito longa e as possibilidades beiram o infinito. Por onde começar então? Que tal pelas redes sociais? Parece uma boa ideia, não é mesmo?
Na próxima quinta-feira, a gente vai falar um pouco sobre como as redes sociais estão presentes nas nossas vidas, quais são as mais utilizadas e de que forma tem-se pensado a comunicação de uma maneira bem assertiva por meio delas.
Não perca!!! 🙂