Alto índice de empresas que não conseguem resistir à competitividade está relacionado diretamente com problemas comunicacionais
Um dos principais desafios das empresas é enfrentar a competitividade e sobreviver no mercado globalizado. As organizações precisam evoluir para competir no cenário atual, sendo capazes de construir a sua marca e fidelizar os seus clientes. A necessidade de estratégicas bem definidas demonstra a importância do papel da comunicação empresarial.
A comunicação é uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento de qualquer instituição. Grandes marcas existem e se mantém no mercado graças às ações realizadas constantemente para os seus principais públicos. Os gestores que compreendem os processos comunicacionais irão compreender que se trata de um investimento fundamental e não um custo.
A comunicação ainda vem tentando conquistar espaço e, por trabalhar com aspectos tangíveis, difíceis de serem mensurados quantitativamente, sofre discriminação e algumas vezes até críticas. No Brasil, um grande número de gestores demonstra total desconhecimento da importância dessa área. No entanto, pesquisas têm demonstrado o diferencial que comunicação oferece, embora muitas organizações, ainda na prática, insistem em ignorá-la completamente. É fato também, que o alto índice de empresas que não conseguem resistir à competitividade está relacionado diretamente com problemas comunicacionais.
A comunicação pode ser usada como ferramenta para estimular as vendas, motivar os consumidores, melhorar a imagem da marca e estreitar o contato com a imprensa e com os consumidores.
Embora ainda não haja total consciência, é imprescindível para as empresas que desejam prosperar, manter um trabalho constante de comunicação institucional e de marketing. Quando bem planejada, ela auxilia e promove o desenvolvimento organizacional, e fortalece a imagem empresarial positivamente no cenário em que atua.
*Com informações do texto escrito por Karina Santos Grassmaann, publicado em UniRP.