24 ago

Comunicação diferentona: a informação sob novos olhares

Sempre existiram diferentes formas de fazer jornalismo. Hoje em dia, cada vez mais está sendo buscado se aproximar ao máximo do público e comunicar de forma direta e informal. Além dos veículos tradicionais, que já procuram usar um pouco mais da informalidade, existem alguns portais que por essência fogem do tradicionalismo e comunicam de uma forma jamais imaginada anteriormente. Confira o nosso top 4:

Buzzfeed: Um dos grandes responsáveis por popularizar as listas e testes, é mais voltado para o entretenimento e busca comunicar de forma mais despojada.

Hypeness: Utilizando uma linguagem mais jovem e próxima do público de redes sociais, esse portal busca pautas que dificilmente estariam nas páginas da grande mídia. São abordados e discutidos temas considerados tabus e geram um grande impacto no leitor.

Brasil Post:  Braço nacional do gigante “Huff Post”, a versão tupiniquim busca quebrar o padrão de folha de notícias, geralmente com as mesmas pautas dos jornais. O “Brasil Post” se permite ir na contra mão da abordagem tradicional ao dar a mesma informação de uma forma diferente.

Vice: Provavelmente o mais polêmico da nossa lista. A proposta desse veículo é expressar a realidade nua e crua, exatamente como ela é. O Vice aborda assuntos que dificilmente outros portais se propõem. Além das pautas extremamente características do Vice, o modo de expor as informações é próprio. Iniciou como uma revista e hoje é um portal que se popularizou pelas grandes reportagens e documentários, que dispensam a necessidade de alguém pra contar a história, ou seja, um jornalista como ponte. Um exemplo disso é o documentário exclusivo sobre o Estado Islâmico.  Basicamente, a ideia do Vice é essa: Ir onde poucos vão e contar histórias que poucos estão dispostos a ouvir. Confira o trailer da produção: