Se feita de forma eficiente, ela não só retém os talentos como também abre as portas para novos profissionais entrarem. Para isso, é necessário que se ofereça troca de informações e experiências, promovendo e estimulando a criatividade e dando voz a todos na organização.
“Como eu faço isso?”, você deve estar se perguntando. Pra te ajudar nessa avaliação, nós preparamos um questionário bem simples que vai te auxiliar a pensar e repensar o modo como a sua empresa está se comunicando.
- Quando sua empresa vai lançar um produto, um serviço ou mesmo implantar um novo processo ou programa, a comunicação com empregados é contemplada como parte da estratégia?
( ) Sim ( ) Não
- A empresa compartilha o sucesso e/ou momentos difíceis com os empregados?
( ) Sim ( ) Não
- Você acredita que os meios de comunicação que empresa oferece atendem às necessidades de informação dos empregados para que se sintam engajados?
( ) Sim ( ) Não
- Você considera que uma boa comunicação contribui favoravelmente para o clima organizacional?
( ) Sim ( ) Não
- A empresa que você trabalha conhece quem são os formadores de opinião entre os empregados?
( ) Sim ( ) Não
- A empresa costuma avaliar periodicamente os meios de comunicação que possui?
( ) Sim ( ) Não
- A direção da empresa acredita que a comunicação pode contribuir para o engajamento dos empregados e por consequência torná-los mais produtivos e felizes?
( ) Sim ( ) Não
- A empresa possui um departamento ou profissionais dedicados à comunicação interna?
( ) Sim ( ) Não
- A empresa possui algum programa formal de comunicação que estimula e valoriza a participação dos funcionários?
( ) Sim ( ) Não
- Você acredita que a opinião dos empregados pode influenciar a imagem da empresa?
( ) Sim ( ) Não
Respostas
- 08 a 10 respostas “SIM” – Parabéns!
Isso significa que sua empresa tem a comunicação como parte de sua cultura. Mas lembre-se: Estar bem posicionado não diminui o desafio de manter todos motivados e engajados, aliás, só aumenta. A criatividade será fundamental para desenvolver atividades mais envolventes e que contribuam para transformar cada pessoa um divulgador de sua marca, serviço ou produto.
- 05 a 07 respostas “SIM” – Melhorar sempre
Sua empresa tem várias oportunidades de melhoria, seja com a contratação de um profissional experiente ou por meio de serviços de uma assessoria de comunicação. O caminho está aberto e repleto de possibilidades.
- 04 respostas “SIM” – Atenção!
Você tem um grande desafio pela frente, mas também a oportunidade de provar que a comunicação pode ter papel determinante no sucesso de sua empresa. Quer uma dica? Se você não sabe por onde começar, contrate um profissional experiente ou uma assessoria.
Quer saber mais? Nas próximas semanas, nós vamos falar mais um pouco sobre endomarketing em posts e cases, explicando o assunto e falando da importância da comunicação bem feita. Não perca!