O especialista em comunicação, Thomas J. Larkin, diz que a utilização das mídias sociais precisa ser acompanhada de trabalho pessoal para ser eficaz nas empresas
As mídias sociais estão fazendo parte do planejamento de comunicação das empresas. No entanto, especialistas como Thomas J. Larkin, acreditam que a comunicação indireta é pouco eficaz em alguns casos.
Larkin critica a super valorização de algumas mídias como método de comunicação dentro das empresas: “Departamentos de comunicação usam a mídia social porque ela é divertida e não porque funciona”. Segundo ele, o diálogo mediado por uma ferramenta não transforma o comportamento dos funcionários e, portanto, é pouco efetivo para a organização.
Sociólogo pela Universidade de Oxford, com doutorado em comunicação pela Universidade Estadual de Michigan, Larkin é especialista em auxiliar empresas a se comunicar com seus funcionários. E-mails, pôsteres, vídeo, web ou comunicados pela intranet, para o especialista a informação não realizada face a face é apenas uma distração. “Apenas 2% das pessoas mudarão o comportamento tendo como base uma mensagem mediada”, afirma.
É natural que, ao tentar mudar hábitos, os funcionários mostrem resistência, por isso uma das dicas de Larkin é entregar a mensagem para os supervisores, a fim de ajudá-los a conversar com sensibilidade sobre o assunto com seus subordinados. As mensagens mediadas, por tanto, são indicadas quando o objetivo é apenas compartilhar a informação.
Mensagem direta evita boatos
Informações importantes que afetam a área de trabalho, como: demissões, novos produtos, fechamento de fábricas, novas tecnologias exigem um contato mais próximo com os funcionários. A comunicação face a face ajuda, nesses casos, a evitar o boato, que de acordo com Larkin “é algo que ocorre quando os funcionários não conseguem obter a informação que precisam a fim de tomar decisões pessoais importantes.”. Para o sociólogo, quando a comunicação é feita de forma correta, não ocorrem rumores com “potencial destrutivo”.
* Com informações da entrevista cedida por Thomas J. Larkin à revista Comunicação Empresarial. Acesse em: http://bit.ly/10f8Vxk