Storytelling estreita relação entre empresa, colaborador e público em geral
Histórias bem contadas atraem as pessoas e ficam na memória. Para tornar as narrativas mais envolventes, o Storytelling, termo que em inglês pode ser traduzido como “contar uma história”, é muito utilizado.
Segundo uma pesquisa da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, realizada pelo Relações Públicas Rodrigo Cogo, a técnica pode melhorar a comunicação das empresas com seus stakeholders ao combinar histórias de vida com a trajetória da organização, transmitindo informação com emoção.
O levantamento mostra que a eficácia da comunicação atualmente está abaixo da expectativa das empresas, por uma série de questões contemporâneas que dificultam a atenção e em consequência a absorção de uma mensagem corporativa. Para melhorar essa realidade, o storytelling utiliza um encantamento da linguagem, com detalhes pessoais, fala emotiva e estilo mítico.
Entre as vantagens que o storytelling pode trazer às empresas, a pesquisa aponta a transmissão e preservação de valores e crenças, a construção e reestabelecimento de relações de confiança, acesso à cultura e à política organizacional, compartilhamento de conhecimentos e estabelecimento de redes de aprendizagem e operacionalização de ideias teóricas.
*Com informações do texto publicado no site da Agência USP de Notícia. Saiba mais sobre a pesquisa em: http://www.usp.br/agen/?p=114065.