Com o advento da web 2.0 e suas ferramentas de compartilhamento de conteúdo, as empresas têm se direcionado aos “novos públicos” – O número crescente de emissoras afiliadas é um exemplo dessa regionalização
Umas das características da globalização é a regionalização. Isso porque quanto mais o mundo caminha para um ambiente altamente conectado e sem barreiras físicas, sociais e culturais, mais a tecnologia trabalha em prol de uma comunicação pessoal, exclusiva e singular: É a versão 2.0 de um diálogo, mediado por máquinas e satélites.
Esse diálogo não substitui o diálogo cara a cara. Porém demonstra que ao mesmo tempo em que grandes conglomerados midiáticos amplificam suas ações, a comunicação procura, cada vez mais, migrar seu contato para uma conversa segmentada, customizada, entregando ao prosumer (produtor e consumidor de informação) grande parte daquilo que ele procura, deseja ou possivelmente almejará. Não há mais espaço para a massificação generalizada. O próprio número crescente de emissoras afiliadas é uma prova dessa regionalização da comunicação.
É claro que não podemos ser utópicos pensando que o marketing facilmente sairá dos grandes centros urbanísticos, mas isso vem mudando.
Com o advento da web 2.0 e suas ferramentas de compartilhamento de conteúdo, os centros urbanos mais ricos saíram na frente, mas aos poucos regiões que antes eram “anônimas” começam a ganhar um protagonismo no cenário nacional. E, por questões óbvias, a comunicação digital como um todo já tem enxergado esse segmento, direcionando uma gama cada vez maior de ações para esses “novos públicos”.
Público esse que sempre existiu, mas que agora pode ter uma maior participação, já que o país caminha de maneira relativamente eficiente no aumento da renda dos brasileiros, assim como a maximização do acesso à banda larga, fator fundamental para o desenvolvimento de uma nação. Somas como estas trazem benefício para a população, para o país e, principalmente, para a comunicação, que se reinventa e ganha novos mercados de atuação, altamente competitivos e sofisticados.
E você? A sua empresa continua nos grandes centros ou já percebeu como é gigante e diversificado esse Brasil?
*Com informações do texto “A Importância da regionalização da comunicação digital”, de Cleyton Carlos Torres, publicado em Observatório da Imprensa.