As redes sociais modificam a cada dia a forma como nos relacionamos uns com os outros e, principalmente, reestruturaram o modo como nos comunicamos. Qual é a importância de entendê-las e, mais do que isso, utilizá-las da forma correta, produzindo conteúdo de qualidade para um público-alvo específico? Nós conversamos com Cyntia Andretta, professora da faculdade de jornalismo da PUC-Campinas e expert nesse universo online sobre o assunto. Confira:
Qual é a importância das mídias sociais no relacionamento com o público?
As mídias sociais estão inseridas no cotidiano das pessoas e a partir de pesquisas é possível observar seus crescimentos. Então, relacionar-se com esse público é, também, conseguir identificar estratégias que chamem a atenção do seu público especificamente, além de entendê-lo e conquistá-lo com conteúdo relevante.
A melhor estratégia para uma comunicação eficiente é estar em todas as redes sociais?
Não acredito nisso. Acho que se você não faz bem feito é pior estar em todos os lugares. As redes sociais possuem objetivos e funções específicas, é preciso pensar nisso e onde seu público mais está presente. Este ano vimos o aumento da rede social Pinterest, por exemplo. Talvez já tenhamos um público expressivo consumindo os “pins”, por isso é preciso estar atento aos cenários.
Como identificar quais são as redes que renderão melhores resultados?
Acredito que um dos caminhos seja mapear o seu público e acompanhá-lo nas redes sociais. Eu gosto muito de saber os resultados de pesquisas. Por exemplo, a Pesquisa Brasileira de Mídia, ou outras como We Are Social e Hi-Mídia apontam caminhos e tendências, mas nada melhor do que monitorar o público específico e seu comportamento on e offline.
Como criar conteúdos relevantes para o público?
É preciso conhecer o que o público conhece para ir além e oferecer algo tão relevante quanto esteticamente agradável.
A necessidade da presença das empresas no ambiente digital tem ganhado força. Qual é a importância de ter um profissional que não somente entenda como estude a área nessa gestão?
Como é bastante estratégico, não cabe somente ao estagiário subir qualquer post nas redes sociais da empresa, é preciso acompanhar as métricas, fazer monitoramento, entender esses números, gerar leads, fazer pesquisas, identificar conteúdos relevantes, saber a forma de se contar essas histórias (estudo muito storytelling para isso) e ainda ser bom de produção visual… ou é preciso uma pessoa multidisciplinar ou uma equipe multifuncional.