A assessoria de imprensa é uma importante fonte de informação para os meios de comunicação, sendo responsável pela construção de relacionamento junto à imprensa
O trabalho realizado pela assessoria de imprensa é parte fundamental no processo de comunicação de uma empresa – pois auxilia a divulgação de suas informações, por meio da mídia e contribui com a construção de uma imagem positiva da corporação perante seus públicos.
No Brasil, o trabalho de assessoria de imprensa surgiu nos anos 60 e 70 e desde então vem passando por alterações e melhorias. Hoje, com as novas tecnologias e meios de comunicação, o trabalho do assessor se tornou mais complexo. Não basta ser criativo: é preciso saber abordar, conduzir, noticiar, ser sociável, ter contatos, agilidade, ética, clareza e, principalmente, saber diferenciar tais notícias e acontecimentos.
Pela qualidade e constância do trabalho do assessor de imprensa, ele tende a levar até a mídia a postura da empresa e melhorar sua imagem, seus valores perante a sociedade. Tornam pessoas, personalidades, empresas, órgãos públicos, a serem vistos e bem lembrados, por meio de notas, release e sugestões de pautas.
É importante estar atento às mudanças ocorridas no campo da relação das organizações com os seus diferentes públicos. A empresa e o empresário não podem mais focar e voltar seu olhar somente para si; devem se relacionar com todo o mercado, todos os segmentos, de maneira positiva, permanente, a fim de manter-se em evidência. Desta forma, a assessoria de imprensa viabiliza uma maior credibilidade e melhora as relações mídia x empresa e empresário x funcionário.
*Com informações do texto “A importância da Assessoria de Imprensa”, de Virgínia Origuela, publicado no Observatório da Imprensa.