A comunicação não se encerra no momento em que ela ocorre, por isso é preciso planejar
Para manter o diálogo vivo é preciso ter um plano de comunicação estruturado com pesquisas e descobrir o que é mais importante para determinada marca. É preciso ter comunicação sustentável, ou seja, estar atento para os desdobramentos e impactos de sua comunicação no ambiente. O que você faz hoje reflete no amanhã de alguém mais. A comunicação não se encerra no momento em que ela ocorre e deixa resíduos duradouros. Logo, preocupar-se com as estratégias de comunicação é essencial.
O que valorizar num plano de comunicação:
Analisar target e explorar fontes de informação
Saber com quem está falando é essencial para quem trabalha com comunicação. Nesse caso, a marca já traz muitas informações, no entanto, é preciso buscar outras fontes. É necessário conhecer o perfil do receptor da mensagem.
Objetivo de negócios
Aonde o cliente quer chegar com a comunicação? Quais são os objetivos da ação? Questões como essas não podem passar despercebidas. Essas perguntas influenciam diretamente no plano de pesquisa da ação. Portanto, as respostas precisam ser cada vez mais diretas e objetivas.
Resultados
Os meios digitais são mensuráveis. O resultado das medições deve ser usado para fazer com que o cliente evolua. Observando os dados é possível decidir para onde a campanha vai caminhar.
Contexto de concorrência
Olhar para os concorrentes também faz parte do plano. É importante entender o contexto em que a marca está inserida e o que já foi feito em termos de comunicação. As informações podem servir para não fazer mais do mesmo e surpreender o consumidor com coisas novas.
*Com informações do Comunique-se.