Só o discurso “politicamente correto” não convence – empresas devem ser firmes e atuantes
Há algum tempo a única preocupação dos empresários era o lucro. Hoje, para obtê-lo, as empresas devem mudar culturalmente. Sustentabilidade, educação, crédito de carbono e ações socioambientais são alguns dos temas que se tornam obrigatórios à pauta empresarial. E não bastam ter um discurso “politicamente correto”, as corporações devem apresentar posições firmes e atuantes. Esse é o desafio.
Daqui em diante, a comunicação será cada vez mais estratégica para uma grande empresa, tanto para a interação com o mercado interno quanto para o externo. Com a comunicação na Web 2.0, as organizações são vistas pela sociedade e pelo mundo e só se manterão, com lucro e sucesso, se apresentarem uma imagem atuante, consistente e participativa.
E, como consequência dessa nova era da comunicação empresarial, os comunicadores devem mudar. Segundo especialistas, os profissionais desta área não podem ser só técnicos, eles devem ter bagagem cultural, além de estarem cientes das questões sociais e ambientais do país.
Atentas ao mercado, as grandes corporações seguem este caminho – investindo em ações sociais e de sustentabilidade. Entretanto, o que vem ganhando espaço são os projetos que ultrapassam os portões do empreendimento, chegando à população. Dessa forma, as empresa diminuem a distância entre elas e seus públicos.
Programa de Relacionamento aproxima comunidade
Um exemplo de aproximação do público de interesse é o trabalho recentemente iniciado pela Estre Ambiental, que, desde 1999 se destaca pelo desenvolvimento e aplicação de tecnologias voltadas para a redução dos impactos causados à natureza pelos resíduos gerados pelo homem. A empresa reúne a comunidade em um programa de Relacionamento Comunitário.
Uma vez por mês, os moradores do entorno da empresa fazem uma visita técnica às instalações da Estre. Com o programa, que reúne cerca de dez bairros, a comunidade passou a entender qual a importância e o funcionamento dos aterros, melhorando, consequentemente, o relacionamento com a empresa.