A ferramenta virtual otimiza o atendimento aos veículos de comunicação e facilita a busca por informações
As home pages das empresas se tornaram presença obrigatória na rede. Por um grande período, este espaço foi utilizado para manter história, porfólio, material institucional, alguns cases e releases com os últimos acontecimentos. Informações mais específicas só eram obtidas depois do contato com a assessoria de imprensa.
Hoje, o cenário é outro. Atualmente, muitas empresas investem em uma ferramenta dedicada especialmente para a consulta de jornalistas: a sala de imprensa é desenvolvida para atender o profissional de comunicação e auxiliá-lo na produção de pautas.
Podcasts, releases, webcasts, aspas de porta-vozes das empresas, press-releases fotos e vídeos em alta resolução, últimas entrevistas e textos prontos para redes sociais são alguns dos materiais que os veículos de comunicação têm à disposição para desenvolver seu trabalho diário.
A Sala de Imprensa funciona como um centro oficial de informações, por onde começa a busca do jornalista por novidades, dados ou porta-vozes que possam enriquecer ou pautar a reportagem. “É uma ferramenta que otimiza o trabalho da assessoria e, principalmente, economiza o tempo do jornalista, que tem um amplo cardápio de informações reunido em um mesmo lugar 24 horas por dia”, diz Mônica Ferreira, gerente geral da assessoria de imprensa da Vale.
Domínio das informações
Antes de fazer uma sala de imprensa, o assessor precisa conhecer o perfil da empresa. Existem organizações mais tradicionais que preferem ter o controle sobre as informações e exigem ainda mais atenção ao compor a página na internet. Em contrapartida, há outras que não têm saída, como os órgãos de utilidade pública. De qualquer forma, depois de conhecer o cliente e a demanda, criar uma sala de imprensa é essencial para oferecer material que possa gerar mídia espontânea e que seja de fácil acesso para os jornalistas.
À assessoria de imprensa cabe atualizar e administrar o espaço, visando o bom relacionamento com os jornalistas e o atendimento de qualidade aos veículos.
* Com informações da revista Negócios da Comunicação