Estabelecer o formato ideal de evento para a sua empresa, ajuda na organização, escolha de fornecedores, no planejamento da divulgação e na criação de metas
Definir o objetivo de eventos sociais como aniversários, casamentos e happy hours é simples. Porém quando se tratam de eventos corporativos, a finalidade está vinculada à classificação de cada um.
Os eventos de caráter profissional estão intimamente ligados à Comunicação e ao Marketing, e possuem os elementos das quatro áreas promocionais: Propaganda, Venda Pessoal, Relações Públicas e Promoção de Vendas.
Determinar o tipo de evento que se está organizando, ajuda na escolha de fornecedores, na divulgação e no cumprimento das metas estabelecidas. Para determinar qual é o formato do seu evento, é preciso saber quais são os objetivos dele. Após a definição desses objetivos, é possível dar os primeiros passos para a organização.
Para que um evento corporativo seja um sucesso, o ideal é que a empresa contrate um profissional especializado nesta área – que poderá dar suporte no planejamento, organização e execução das ações.
Confira os objetivos de alguns eventos, segundo suas classificações, de acordo com Giacaglia (2003, pág. 19):
Propaganda
– Tornar um produto cada vez mais conhecido;
– Aumentar o consumo;
– Atrair uma nova categoria de consumidores;
– Modificar a imagem da marca.
Promoção de Vendas
– Obter uma reação de compra imediata;
– Visar o curto prazo;
– Desestabilizar os clientes fiéis à concorrência.
Marketing Direto
– Vender diretamente ao consumidor;
– Reativar clientes e prospects através de contatos diretos.
Publicidade
– Informar o consumidor;
– Criar a imagem da marca;
– Criar demanda;
– Visar o longo prazo.
*Giacaglia, Maria Cecília. Organização de Eventos: Teoria e Prática. São Paulo, Ed. Cengage Learning, 2003.
Fonte: Comunicação e Tendências