Conteúdo adequado e monitoramento apontam para o sucesso das ações digitais
Com o sucesso das mídias sociais e a facilidade de comunicação que a internet proporciona, as empresas estão atentas à presença de suas marcas nas redes. As corporações estão conectadas com cerca de 20 milhões de brasileiros cadastrados em alguma rede social, e eles falam, produzem, divulgam, compartilham, reclamam, criam e opinam, cada vez mais, sobre as marcas.
Então, como interagir de maneira eficaz com esse público que está habituado com a web? Como agregar valor ao negócio por meio das mídias sociais? Quais estratégias utilizadas para criar um vínculo forte e produtivo com os usuários e seguidores de uma empresa? Confira algumas dicas:
Interatividade
Priorizar a interatividade com o público como forma de rastrear e mensurar a opinião dos leitores é fundamental. Isso requer um trabalho diário e cuidadoso, já que não é recomendado que sejam postados os mesmo conteúdos no Facebook, Twitter e no site. Com esse cuidado, o leitor se engaja, responde, interage, retuíta.
Conteúdo interessante
É preciso que o conteúdo seja interessante, ou seja, como o tema, o produto será trabalhado para divulgar o link e atrair pessoas.
Gestão contínua
A gestão das redes sociais deve ser cíclica e contínua, avaliando o tempo todo o perfil dos seguidores, seus comentários e a adesão aos posts. Esses procedimentos devem estar aliados à cultura das empresas e ao nível de informação que é possível gerar nas redes sociais.
Uma coisa é certa: não existe a melhor ou pior mídia social, a utilização delas depende dos objetivos e tipos de veículos. A publicação é feita manualmente, mas na hora de analisar, escutar o feedback do público, deve envolver ferramentas de monitoramento e analíticas, pessoas da equipe que estão conectadas para ouvir o volume de dados e dar as respostas certas e necessárias.
*Com informações do texto “Pertinência e adequação de conteúdo, além de monitoramento, apontam para o sucesso do negócio”, de Dum De Lucca, publicado no Portal da Comunicação.