Profissional de RP gerencia comunicação integrada das empresas
O alcance da atuação dos profissionais desta área é notado ao se observar as inúmeras funções que eles desempenham nas multinacionais e grandes corporações. Há Relações Públicas em gerências de comunicação interna, trabalhando em conjunto com o departamento de Recursos Humanos, desenvolvimento de novos negócios, relações com o mercado, coordenação de políticas internas e externas, associados à governança, entre outros setores.
Segundo os especialistas, o espaço conquistado pelos RPs deve-se ao fato das empresas perceberem que devem se atentar para a comunicação interna. Isso porque, hoje, o consumidor olha para a forma que as corporações se relacionam com o meio ambiente e com a comunidade, e nesse sentido o trabalho desse profissional é essencial.
Novo perfil
Dessa forma, o profissional de RP trabalha com diversas ferramentas, tendo que influenciar tanto o público interno quanto o externo e identificar e antecipar tendências, além disso, ele deve conhecer amplamente o mercado de atuação da empresa em que trabalha e, acima de tudo, ter habilidade para lidar com pessoas.
RP nas Redes Sociais
Além de tudo que já foi citado, o Relações Públicas tem outro desafio: o público invisível. Nas redes sociais, os consumidores se manifestam de maneira instantânea e opinam sobre os serviços ou produtos das companhias. Monitorar isso requer muito esforço dos profissionais de comunicação social – RPs, jornalistas e publicitários.
*Com informações do texto Gestor de Influências, de Marcelo do Ó, publicado no site Portal da Comunicação.