Popularização da internet faz com que as empresas utilizem as redes sociais para se comunicarem com os colaboradores
Segundo dados do Ibope Nielsen Online, 77,8 milhões de pessoas têm acesso à internet no Brasil. Deste total, 87% se conectam, pelo menos, uma vez ao mês às redes sociais. Em média, cada internauta visualizou, em agosto de 2011, cerca de mil páginas de sites de Comunidades, na qual se classificam redes sociais, blogs, microblogs, chats, fóruns e outras páginas de relacionamento.
Com a popularização das redes sociais, as esferas pública e privada encontram-se nos mesmos lugares. Por exemplo, o colaborador pode ter um perfil pessoal no Facebook e a empresa na qual ele trabalha também. Isso faz com que a utilização de páginas de relacionamento no ambiente corporativo se torne cada vez mais comum.
Uma pesquisa do Grupo Educacional Impacta Tecnologia, realizada em 2011 com 183 participantes de 172 empresas usuárias de Tecnologia da Informação (TI), mostrou que o tempo de navegação nas redes sociais no ambiente de trabalho aumentou, bem como pelos dispositivos móveis (celulares e tablets), que praticamente dobrou entre 2010 e o ano passado (de 15 para 27%).
Por isso, as empresas começam a se engajar e a utilizar as redes sociais corporativas como meio de comunicação com os colaboradores, também. Há dois anos, 34% delas não tinham participação alguma nas mídias sociais. Em 2011, este número caiu para 15% – o que representa a influência no mercado corporativo.
A pesquisa mostrou ainda que o maior benefício das redes sociais na concepção dos usuários é a busca e manutenção de contatos, pessoais ou profissionais (networking).
*Com informações do texto No facebook da empresa, do portal Negócios da Comunicação.