Com a semelhança cada vez mais próxima dos automóveis disponíveis no mercado, agências de publicidade criam campanhas surpreendentes e polêmicas nas redes sociais
Já faz algum tempo que as propagandas de carro deixaram de ser quase um resumo do manual de instruções do automóvel. Não se mostra mais cada detalhe do acabamento ou todos os diferenciais de conforto e as novidades tecnológicas. Os carros estão ficando parecidos, então estilo e surpresas tem tomado conta da publicidade das montadoras.
Um exemplo é a propagando lançada pela Mercedes Benz, em abril deste ano, para apresentar o novo Classe A. Ao som do refrão “Ahhhhhh lek lek lek” a montadora surpreendeu milhares de pessoas ao unir a popularidade do funk ao conceito luxuoso de um Mercedes. Muitas pessoas criticaram a fusão de ideias, mas o fato é que o vídeo se transformou num verdadeiro debate virtual e provocou o que se chama de filme viral, a ação de marketing que contamina a rede por iniciativa dos próprios internautas.
A ideia da montadora contratada era justamente atrair o público jovem: “Queríamos uma ferramenta de alto impacto no lançamento, que mostrasse uma cara mais informal para o carro que é nosso moleque”, afirma o gerente de marketing da agência responsável pelo vídeo, Arthur Wong. O filme, que tem hoje mais de 2,4 milhões de visualizações, foi veiculado apenas nas mídias sociais e revela a necessidade das marcas em se adaptarem ao diferentes formatos de comunicação com o público, com afirma Wong: “Nunca colocaríamos o filme em uma propaganda de TV porque nem todos entenderiam a mensagem. Se vamos para a televisão o passo tem que ser mais forte porque é preciso alcançar mais pessoas de diferentes perfis”, finaliza.
O vídeo também tem uma versão lançada nos Estados Unidos, mas com um pouco mais 100 mil visualizações.
Veja o vídeo lançado no Brasil: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=skHkv7kMAv8
E…. o lançado nos EUA: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=SH05w3qbNQ
* Com informações do jornal Valor Econômico.