Mais do que criar marcas e oferecer serviços ou produtos, as empresas precisam traçar uma proposta de valor, diz especialista em branding
“As marcas, assim como as pessoas, têm um propósito, uma forma de pensar, falar e nascem como um DNA, que é essência”, explica Ana Couto, uma das pioneiras no branding no Brasil – que tem trabalhos realizados para gigantes como Coca-Cola e P&G. Em entrevista ao Brasil Econômico, a especialista falou sobre a importância de conhecer a proposta de valor de uma empresa para construir uma marca consolidada.
“Qual é minha proposta de valor? Por que eu existo?” de acordo com Ana, essas são perguntas essenciais para fazer uma comunicação voltada para a marca. Segundo ela, é preciso pensar na proposta de valor das empresas e não apenas nos produtos e serviços oferecidos pelas organizações: “A Apple há trinta anos nasceu como uma empresa de computadores, mas o mercado de referência dela hoje é outro, é comportamento. Isso aconteceu porque a proposta de valor dela não se limitou ao computador”, exemplifica.
O branding trabalha com quatro dimensões: proposta de valor, a personalidade, atitude e posicionamento, que é calcado na proposta de valor .“ A proposta de valor é também a maneira pela qual a marca impacta na sociedade. Muitas vezes as corporações têm um papel importante, mas que é desconectado da marca.”, explica Ana Couto.
Segundo a especialista, o branding se trata de um processo contínuo, durante o qual é preciso vivenciar os valores e essência da marca: “A construção da marca passa pelo financeiro e a relação com os investidores, pelo comercial, pelo RH, por conta da cultura que será estabelecida na empresa.”, explica. Para Ana Couto, a marca é só a ponta do iceberg.
* Com informações do Brasil Econômico, 13 de junho de 2013