Para o sucesso e o bom desempenho das atividades de uma corporação é fundamental que todo o corpo de colaboradores esteja alinhado com o discurso da empresa. É preciso que conceitos básicos estejam claros e sejam reforçados constantemente na implantação de novos projetos ou manutenção de programas em andamento.
Um exemplo de ferramenta de comunicação que pode auxiliar os departamentos é o houseorgan . Ele pode estabelecer um diálogo frequente e direto com o colaborador já que a notícia, de fato, chega até as mãos dele.
Esses veículos podem ser segmentados por área de interesse. Na planta de Paulínia da Rhodia, por exemplo, a diretoria de Segurança, Saúde e Meio Ambiente optou por formatar um jornal cujo conteúdo trata, exclusivamente, desses temas.
Mensalmente o veículo estabelece um diálogo com o colaborador e transmite mensagens importantes sobre essa área. “O jornal interno é uma ótima ferramenta de comunicação com os funcionários, já que o veículo, além de agregar valor, dissemina as práticas e processos industriais atrelados à boa conduta em segurança, fazendo com que o público interno passe a valorizar as equipes que se destacam nesse exemplo compartilhado por meio do informativo”, comenta o coordenador de comunicação externa, Ovídio dos Reis Domingues”.