Se você é da área de Comunicação e Marketing provavelmente já ouviu falar em Live Marketing. Se ainda não ouviu, prepare-se para esse novo conceito de comunicação que está movimentando o mercado.
O termo Live Marketing significa “Marketing ao vivo”. É uma extensão do Marketing Promocional, porém consegue envolver mais o consumidor, valorizando a troca de experiência ao vivo, com resultados imediatos. Por meio do Live Marketing é possível proporcionar sensações e interagir em tempo real com seu público.
Esse conceito surgiu em consequência da popularização das novas tecnologias, como smart TV, smartphones e tablets. A população ganhou mais acesso às informações e consegue hoje se comunicar instantaneamente com as marcas, empresas e outros consumidores.
Essa nova forma de interação entre marca e público pode ser encontrada o tempo todo, como por exemplo, no programa The Voice Brasil da Rede Globo. Enquanto os cantores se apresentam os telespectadores comentam nas redes sociais a performance, atribuem nota e tudo isso é mostrado ao vivo em rede nacional pelo apresentador.
Essa interação ao vivo também se popularizou entre os aplicativos, como o Snapchat, que envia para a rede de contatos, vídeos e imagens que duram alguns segundos e desaparecem em 24h. O aplicativo é a nova febre entre celebridades, blogueiras e começou a ser utilizado também por grandes marcas, como NFL, Buzzfeed, ESPN, The Daily Mail, Cosmopolitan, National Geographic, entre outras.
Na última edição do Globo de Ouro – uma das premiações mais importantes do entretenimento – realizada em 10/01, era possível acompanhar pelo Snapchat vários momentos da noite de gala, os bastidores, a chegada das celebridades no red carpet, momentos que não são mostrados na televisão.
A nova geração de consumidores não está satisfeita apenas com comerciais na TV, onde os personagens aparecem felizes utilizando os produtos da marca. Eles exigem e buscam experiências únicas. É preciso conectar o consumidor com sua empresa, proporcionando momentos prazerosos e reais.
Entendeu o conceito, mas não conseguiu visualizar a prática? Veja esse case da Samsung que investiu em uma ação de Live Marketing para lançar sua nova TV de 105 polegadas: