O sucesso e o fracasso das empresas nas redes sociais vão depender de um planejamento eficiente
Nos últimos anos, as redes sociais passaram a fazer parte da comunicação corporativa. Para interagir com seus públicos-alvo, muitas empresas começaram a se aventurar nesse ambiente competitivo e volátil, em que as oportunidades mercadológicas são infinitas, e acabaram deixando o planejamento – conceito fundamental para o sucesso de qualquer ação – em segundo plano.
A facilidade de acesso à internet dá a falsa impressão de que basta criar uma conta nas redes digitais que o sucesso da marca acontece espontaneamente. Mas, na maioria das vezes, aderir a novas tecnologias e redes de comunicação por modismo e impulso pode causar danos irreversíveis à imagem da empresa.
O curto espaço de tempo entre o surgimento das redes e o sucesso delas no mercado empresarial faz com que poucos saibam planejar ações de marketing digital. São poucas as empresas que conseguem passar das expectativas para os resultados concretos nas mídias sociais, isso porque conceitos como pesquisa, análise e planejamento são deixados de lado.
Alguns especialistas afirmam que a linha que separa o sucesso do fracasso é muito tênue e atende pelo nome de planejamento. Sem planejar a ação e sem o entendimento do que realmente é a comunicação digital, não há resultados consistentes. Não existe uma fórmula pronta. O sucesso e o fracasso nas redes sociais vão depender de um plano eficiente.
Para uma empresa obter sucesso no mundo digital, alguns pontos são relevantes na hora de planejar as ações:
• Conhecer o mercado e tudo que se relaciona ao seu movimento – share, tendências, time;
• Conhecer o perfil do consumidor-internauta – que é muito diferente do consumidor tradicional;
• Buscar aderência entre o discurso/conceito e a ação digital;
• Entender que o espaço digital, com toda a tecnologia que o permeia, exige linguagem diferenciada;
• E, por fim, reinventar-se sempre.
*Fonte: Webinsider / Por Marcelo Rebelo