Temas sociais são pauta para a imprensa e inspiração para campanhas em empresas
Temas sociais e ambientais têm tido cada vez mais aceitação junto à mídia. O serviço de utilidade pública sempre fez parte da pauta de repórteres e editores. Agora, assuntos que expõem o trabalho do terceiro setor estão sendo mais valorizados dentro das redações e agências de comunicação.
A responsabilidade social e ambiental desperta o interesse do público – é o que pensa o superintendente de marketing da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Angelo Franzão. Segundo ele, as pessoas já sabem que não é mais papel apenas do governo tornar as coisas melhores e se propõem a fazer parte da mudança. Como é cada vez maior o interesse do público pelas causas sociais, os veículos desenvolvem o tema de forma mais intensa.
Para transformar campanha em espaço nos jornais, várias entidades e associações contam com o apoio de assessorias de imprensa. A busca em um lugar nos veículos de comunicação exige acompanhamento diário, compreensão das atividades e ações desenvolvidas e planejamento institucional e de marketing. Sugestões de pauta, notas, artigos, press releases e press kits, encontros com jornalistas e publicações dirigidas à mídia. Essas são ações, que fazem parte do trabalho da assessoria de imprensa, servem para alavancar a visibilidade das instituições e entidades.
O tema social na comunicação corporativa
As empresas também se beneficiam do interesse do público pelo tema social. Programas de voluntariado, campanhas de arrecadação, ações de sustentabilidade e trabalhos de relacionamento com a comunidade são desenvolvidas para melhorar o ambiente organizacional e promover a marca da corporação de forma positiva.
A Thema Relações Públicas, acompanha, avalia e valida o caráter educativo de aulas de capoeira infantil patrocinadas pela Estre Ambiental. A ideia do projeto é incentivar a prática da capoeira como arte, cultura e meio de integração social, cultural e esportivo. Além disso, a ação é uma exemplo de programa que visa dar mais qualidade de vida da população.
*Com informações da revista Negócios da Comunicação