Conheça os deslizes mais comuns cometidos por executivos
Errar é humano, mas persistir no erro pode levar executivos à demissão. Muitos profissionais não sabem, mas podem estar cometendo erros que, se não identificados e corrigidos, podem levar ao insucesso profissional. Um dos equívocos mais comuns cometidos pelos executivos é a dificuldade em distinguir o que é urgente do que pode ser adiado. Outros erros recorrentes são: não saber delegar funções; falta de consciência no discurso; dedicação excessiva ao emprego; falta de alinhamento com diretores de outros departamentos, entre outros.
Conheça as falhas mais comuns cometidas pelos executivos:
1. Falta de consistência no discurso
A pressão por resultados leva o executivo a cometer deslizes ou faltar com a ética.
2. Tudo é urgente
O profissional perde a noção do que é importante e acaba julgando tudo relevante.
3. Efeito casulo
O fato de o executivo manter-se empregado por muito tempo em uma mesma companhia leva-o a reduzir sua rede de contatos.
4. Falta de atualização
A falta de estudo pode atrapalhar, uma vez que o executivo perde a noção das teorias e modelos aplicados em outras empresas e setores.
5. Efeito alpinismo
Muitos executivos pulam etapas em sua carreira e acabam não tendo a experiência necessária para lidar com certos assuntos.
6. Falta de alinhamento com diretores de outras áreas
Conhecer e trafegar bem nas complexas estruturas organizacionais pode fazer a diferença, por exemplo, na aprovação de um projeto.
7. Efeito formiga
É comum o executivo ser promovido a um cargo estratégico e continuar na execução da tarefa, seja por não confiar na equipe ou não saber delegar funções.
*Com informações do Brasil Econômico, ano 4, edição 706.