A globalização e os avanços tecnológicos dão novos ares ao segmento
O foco agora é na comunicação. Diretores e gestores de empresas entenderam a necessidade da intensa troca de informações para o alcance do sucesso e passaram a investir, de forma expressiva, na área. Porém, o assunto é dinâmico e exige atenção e atualização.
O profissional de marketing, Mauro Segura, explica em seu blog o que as companhias precisam para não pecar na comunicação. Confira:
Conhecimento
O conhecimento, verdadeiro capital das empresas, precisa ser distribuído entre todos os profissionais. Segundo Mauro, o sucesso das companhias é diretamente proporcional à troca de informações entre os funcionários. “A era da informação protegida está acabando. Os conhecimentos e as experiências de cada um devem ser compartilhados para que as empresas atinjam os patamares desejados”, explica Mauro.
Comunidades
A hierarquização dentro das empresas também está com os dias contados. Isso porque, a ideia de comunidade se fortalece com a globalização. Identificar e unir pessoas com interesses comuns é o novo desafio das empresas que buscam essa troca de informações e de conhecimento. “A oportunidade de criar um diálogo entre essas pessoas faz total diferença para as companhias que visam o crescimento”, afirma Mauro.
Colaboração
O sucesso das redes sociais confirma a necessidade de compartilhamento existente na sociedade atual. As pessoas querem contar e ouvir histórias diferentes, inspiradoras. Elas querem trocar experiências e, por meio da colaboração, adquirir conhecimentos necessários para alcançar seus objetivos sociais e profissionais. Nas empresas, a palavra colaboração é sinônimo de sucesso. O envolvimento entre chefes, funcionários, clientes e fornecedores amplia a cadeia de relacionamento da empresa.
Caos
A amplitude dos relacionamento virtuais, que cresce a cada dia, aumenta o caos existente dentro das empresas. E é por isso que muitas sentem-se receosas ao inserirem a marca em redes sociais como facebook e twitter, por exemplo. Mas, segundo Mauro, esse “medo” não é positivo. Em meio a novas ferramentas, o ideal é que a empresa consiga se organizar para que o acompanhamento das novas tecnologias não atrapalhe o bom desempenho.
Cultura
A questão cultural influencia nas mudanças de todos os itens citados anteriormente. Muitas empresas, para se encaixarem nesse novo formato de comunicação, precisam se desprender dos tradicionalismos, pois a transformação cultural envolve riscos e muita ousadia.
A criação de fóruns e espaços para que os colaboradores tenham a oportunidade de se expressar é um dos primeiros passos para a transformação cultural.
*Com informações do texto: Os 5 Cs da comunicação moderna, de Mauro Segura.