Estudo aponta que 88% das empresas brasileiras utilizam pelo menos uma mídia social como plataforma de comunicação
Estudo divulgado pela agência de Relações Públicas Burson-Marsteller apontou que 88% das empresas brasileiras utilizam como plataforma de comunicação pelo menos uma das seguintes mídias sociais: Twitter, YouTube, Facebook, Google Plus e blogs. Nos últimos dois anos esse número aumentou 25%. Esse acréscimo está acima da taxa registrada na América Latina (65%) e em outros países do mundo (87%).
Os números fazem parte da segunda edição do Latin America Social Media Check-up 2013, onde a Burson-Marsteller examinou as atividades das 25 maiores empresas em faturamento no Brasil, Colômbia, Chile, México, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.
Segundo o estudo, mais da metade das companhias com sede em território nacional já estão no Facebook. Esses perfis corporativos têm, em média, mais de 515 mil fãs.
O Twitter foi a rede social que mais atraiu a atenção das companhias, sendo utilizada por 53% delas, contra 50% do Facebook. Nos últimos dois anos, a média de seguidores por perfil teve aumento significativo de 19.023 para 66.958 internautas.
De olho nesse público participativo, 28% dos players brasileiros analisados divulgam comunicados e novidades também por meio de seus blogs corporativos. Essa categoria foi uma das poucas que apontou queda nas estatísticas. No Brasil, houve uma queda de 9% em relação a 2010, quando 37% investiam nesses canais.
O terreno altamente competitivo das redes sociais tem feito com que as empresas elaborem suas estratégias de comunicação, indo além do retuíte e mensagens diretas aos consumidores. De acordo com os pesquisadores, as organizações têm desenvolvido perfis diferentes para suas várias marcas. Esse posicionamento tem permitido estabelecer um diálogo mais direto com públicos específicos.
*Com informações do texto Organizações latino-americanas expandem sua participação nas redes sociais, publicado no site Nós da Comunicação.