Das embalagens às redes sociais, as marcas evoluíram e se adaptaram para nos atrair cada vez mais
A característica de consumo é intrínseca ao ser humano e recolher e acumular objetos em torno de si, como conchinhas na praia, por simples encantamento e beleza, é muito comum. No mercado de varejo não é diferente: poucas ferramentas podem ser tão eficientes para seduzir um consumidor quanto uma boa embalagem.
Considerando que o autoatendimento é uma modalidade muito usada no varejo, as agências de publicidade, que criam as embalagens, e as de relações públicas, que podem ajudar a construir e fortalecer uma marca no mercado, se esforçam para que os compradores se apaixonem pelos produtos antes mesmo de prová-los.
As redes sociais contribuem com a consolidação das marcas, já que tornam a relação entre empresa e consumidor mais próxima.
A fan Page da Coca-Cola no Facebook, por exemplo, surgiu das iniciativas de consumidores realmente fãs da bebida. Só depois a marca passou a administrá-la. Isso mostra que as mídias sociais são fundamentais na construção da postura da marca e para estreitar a relação com os consumidores.
*Com informações do texto “O Poder da Marca”, publicado no site da revista Você S/A.