Agência de Campinas cria etapa interiorana para levar mais um jovem ao Young Lions
Pela primeira vez na história do Festival de Criatividade de Cannes, o maior da publicidade mundial, uma de suas categorias, a que premia jovens talentos, terá uma etapa no interior paulista. Com isso, criativos que antes enfrentavam uma disputa desigual com competidores já vinculados às grandes agências das capitais, entram no páreo sabendo que um deles vai viajar ao lado dos outros youngs brasileiros, os vencedores das etapas nacional e regionais, realizadas em cinco Estados.
Os responsáveis por essa inclusão do interior paulista na seleção são os donos desses sorrisos da foto acima, os funcionários da MgB, uma agência sediada em Campinas e com o olho no mundo, conforme conta seu diretor, Marcelo Bisteni:
Por que levar a seleção ao interior de SP?
O Young Lions dá a oportunidade para um jovem talento ir a Cannes, o que pode fazer uma diferença enorme em sua carreira. Porém, nas versões anteriores, os jovens do interior só tinham como competir na etapa nacional, o que significava competir com jovens que já estão trabalhando em grandes agências, com a supervisão direta de grandes nomes da publicidade brasileira, e com grandes clientes que investem muito dinheiro nas ideias. Não é difícil perceber para que lado a balança pesava. Quando nossa equipe vislumbrou oportunidade de criar uma etapa regional do prêmio, sentimos que tínhamos a oportunidade de oferecer aos jovens publicitários uma competição mais equilibrada – tudo a ver com as diretrizes da agência.
Os melhores criativos não estão nas capitais?
Por muito tempo, um grande recurso que as grandes agências monopolizavam era a informação, e era difícil para uma agência regional olhar para o mundo e absorver informação da mesma forma que uma grande agência multinacional. Hoje isso já não é mais tão diferente – as agências regionais podem não ter recursos para grandes investimentos em pesquisas e inteligência, mas o abismo que existia entre elas já diminuiu muito e pode ser compensado por esforço, experiência e talento. Além disso, as agências regionais, com seus valores mais humanos e sediadas em cidades privilegiadas pela qualidade de vida, têm sido um grande apelo para muitos talentos que já não estão a fim de se sacrificar na capital.
Fonte: Destak Jornal, 5 de março 2013