Mais do que um aplicativo, o Instagram tornou-se uma rede social com grande potencial de comunicação com o público
O Instagram é a segunda rede social mais usada para compartilhamento de imagens. O aplicativo, pelo qual é possível seguir pessoas, comentar, curtir, publicar e compartilhar fotos, atingiu a marca de 100 milhões de usuários em 2013.
Essa forte adesão do público fez com que o Instagram adquirisse grande potencial em termos de marketing. De acordo com a pesquisa Simply Measured, o aplicativo é útil para posicionar uma marca perante o mercado. Prova disso é que marcas como Nike e Starbucks são seguidas por milhares de pessoas.
Há, ainda, estudos que apontam que os conteúdos com imagens têm mais probabilidade de serem compartilhados. Logo, o Instagram está se consolidando como uma ferramenta utilizada para divulgar produtos, lifestyle e fornecer informações ligadas à marca.
5 marcas mais seguidas no Instagram:
1º Victoria Secrets
1.844.468 seguidores
2º MTV
1.277.591 seguidores
3º Nike
1.248.837 seguidores
4º Starbucks
1.185.631 seguidores
5º EOnline
1.166.837 seguidores
Instagram e a fotografia profissional
Do ponto de vista da fotografia profissional, há quem condene a comparação entre usar os recursos do aplicativo à arte de fotografar. No entanto, profissionais como o fotógrafo Nelson Chinália acreditam que a fotografia não mudou por causa do Instagram “A arte de fotografar, o dom, isso pertence a cada um, o que considero importante é que a ferramenta veio para proporcionar uma divulgação mais efetiva e abrangente do olhar diferenciado que o fotógrafo tem”, pontua Chinalia.
*Com informações da Revista Corporativa