Um evento é muito mais do que festa. É um instrumento promocional que auxilia as empresas no lançamento e apresentação de produtos e serviços.
Muitas empresas recorrem apenas à propaganda para atingir seu público-alvo. No entanto, um evento empresarial pode melhorar ainda mais o contato com clientes, reunir pessoas de diferentes interesses e, sobretudo, promover o crescimento da imagem institucional.
Stands em feiras, confraternizações de fim de ano, aniversários da empresa. Esses são trabalhos de um profissional de Relações Públicas, que vai planejar, traçar estratégias e dar mais qualidade aos acontecimentos de uma empresa.
O consumidor também sai ganhando. Os eventos podem ajudar na comparação entre concorrentes e permitem que o público conheça melhor os produtos.
Dados do Grupo Alatur, empresa que atua no segmento de viagens e eventos corporativos, mostram que 43% das organizações entrevistadas aumentaram os seus investimentos na área em 2011. Segundo o estudo, uma grande empresa realiza, em média, 18 pequenos eventos, de 10 a 50 pessoas, por ano. Ações de médio porte, para 51 a 250 pessoas, somam 19 realizações/ano e os grandes eventos, de 250 pessoas ou mais, chegam a 12. Os investimentos estão direcionados para exposições, salões e estandes em feiras (42%), confraternizações (40%) e treinamentos e workshops (33%).
Conheça os tipos de eventos:
1) Comemorar datas importantes, relevantes para empresa e para o mercado-alvo;
2) Campanhas voltadas para a comunidade;
3) Divulgação de produtos e serviços;
4) Inaugurações de interesse público;
5) Recepcionar ou homenagear autoridades ou pessoas de destaque;
6) Prestigiar funcionários e integrar familiares ao ambiente corporativo;
7) Motivar o público interno;
8) Esclarecer ou corrigir informações erronias sobre as atividades e os objetivos da empresa.
* Com informações do Portal Terra e do Intercom