Companhias que trabalham com desafios ambientais precisam dialogar com população
Grandes empresas descobrem pouco a pouco que estabelecer canais de comunicação com a comunidade é essencial para dar continuidade às estratégias de negócio.
A Thema Relações Públicas & Imprensa já idealizou programas de visitas para a Estre – considerada maior empresa de gestão ambiental do Brasil e responsável pelo Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR) de Paulínia/SP. Para promover interação com a comunidade, moradores, líderes formais e informais do entorno e formadores de opinião foram convidados a percorrer o aterro sanitário e entender as operações.
Os visitantes conheceram mais sobre a organização, instalações, serviços e processos de trabalho. A ação foi importante para conquistar a confiança da população e conscientizá-la sobre a reciclagem: “Mais do que informar sobre o funcionamento da Estre, as pessoas aprenderam sobre o processo de reciclagem e entenderam a importância da coleta seletiva”, conta a Relações Públicas, Marília Santucci – coordenadora da ação.
Uma das preocupações é superar os desafios ambientais por meio de trabalhos de conscientização das comunidades. Manter uma relação transparente é fundamental para obter resultados respeitando as intenções e necessidades das pessoas que vivem ao redor das empresas.
*Com informações da revista Comunicação Empresarial, da Aberje