Verdade, integridade, competência e reconhecimento são fundamentais para que as corporações fortaleçam a cultura organizacional
A importância do trabalho de marca para a sobrevivência de um negócio já é um consenso entre executivos e empresários. No entanto, a cultura organizacional ainda é pouco efetiva dentro das empresas.
Segundo Carolyn Taylor, autora do livro “Walking the Talk”, os processos, sistemas e funcionários devem falar a mesma língua para que a imagem da corporação seja entendida de maneira consistente por parceiros e clientes.
A confiança depositada nos funcionários também colabora com a construção da imagem organizacional e com o cumprimento das metas e perspectivas da empresa.
Confira algumas atitudes que podem ajudar os executivos na solidificação da cultura da empresa, fortalecendo a imagem da marca perante o público-alvo:
- Verdade – Compromisso em estabelecer a verdade organizacional, ou seja, o que realmente está acontecendo na organização – e ajude os funcionários a questionar o raciocínio lógico, os pressupostos e atitudes que motivam as decisões que os afetam;
- Integridade – Basear suas avaliações em fatos e dados quantitativos;
- Alimentação – Usar o poder de forma justa e eficaz para alcançar os objetivos da empresa;
- Competência – A organização deve ser competente para superar os desafios e os líderes devem tomar decisões que garantam a consecução de seus objetivos estratégicos e táticos. Além disso, a empresa deve ter um conjunto bem definido de valores fundamentais;
- Reconhecimento – A empresa deve reconhecer as contribuições de cada funcionário.
* Com Informações do texto “Empresas em busca da Cultura Corporativa”, de Fernando Scheller, publicado no Estado de S.Paulo; e do texto “Confiança e Cultura Organizacional”, de Vivi Mansi, publicado no site Comunicação com Funcionário.