Manual de boas práticas na internet pode ajudar evitar problemas entre funcionários e empresa
O que deve ou não ser publicado nas redes sociais? Essa é uma pergunta que muitas empresas não sabem responder ou administrar. Preocupada com o reflexos das atualizações na internet, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) criou ano passado o “Manual de Conduta em Mídias Sociais”, que lista boas práticas de conduta para o Facebook, Twitter, Youtube e LinkedIn, além de blogs e fóruns. O material é dirigido a funcionários, colaboradores terceirizados, estagiários e bolsistas da estatal, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
De acordo com o jornalista e supervisor de mídias digitais da Secretaria de Comunicação (Secom) da Embrapa, o manual estabelece que é falsa a impressão de que se pode falar de tudo na internet e ainda mostra o que deve ser evitado, mesmo nas atualizações das contas pessoais.
Campanha de comunicação interna
Lançar um novo produto de comunicação interna exige trabalho de conscientização. Para fazer com que os funcionários percebessem a importância da boa conduta nas redes socais, um série de reportagens foi elaborada na newsletter semanal da Embrapa. Além disso, equipes de comunicação organizaram palestras e eventos para apresentar o manual e tirar dúvidas.
Agora, a Embrapa parte para uma nova etapa: a revisão do posicionamento da empresa em mídias sociais. A nova cartilha,“a Embrapa em Mídias Sociais” vai estabelecer critérios e procedimentos para a criação de perfis oficiais.
*Com informações da revista Comunicação Empresarial da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial