Material garante que empresas alcancem funcionários e público alvo de maneira divertida e inusitada
As companhias descobriram que humanizar a comunicação é a forma mais eficaz de atingir tanto o público interno como o externo. Por isso, investem, agora, na produção de livros que contam a história das empresas de forma ativa e muito irreverente. Os livros e as revistas, repletos de fotos e depoimentos dos próprios funcionários que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da empresa, são, de acordo com gerentes de grandes multinacionais, a forma mais atrativa de chamar a atenção de profissionais, jornalistas, formadores de opinião, entre outros. A ideia é construir o material com imagens, histórias e muitas aspas, ou seja, frases das pessoas que trabalharam duro para fazer a diferença.
É o caso da Case New Holland, primeira empresa da Fiat a se instalar no Brasil, que ganhou uma obra em comemoração aos 60 anos de história no país. As ações envolveram a mídia, a assessoria de imprensa, eventos, concurso cultural, além de peças promocionais. Mas, o grande projeto ficou por conta de duas publicações: um livro com a história da construção no Brasil – com obras que vão de 1950 até 2010 e outro livro com a história da própria New Holland Construction – marca de máquinas que colaboraram com a construção do Brasil moderno. Os mais de três mil exemplares foram distribuídos em bibliotecas públicas, instituições de ensino privadas, grandes clientes, rede de concessionárias New Holland, imprensa e órgãos do governo. Engenheiros, arquitetos, estudantes, jornalistas, entre outros também receberam o material.
Segundo Jorge Görgen, do departamento de Comunicação, a preocupação era que os livros tivessem fácil aceitação e que agregassem valor ao segmento da construção. Ele conta que o material teve uma ótima repercussão e que mexeu com a autoestima dos funcionários, que além de se sentirem valorizados, concorreram ainda a um automóvel 0 km.
O projeto foi quase todo financiado pela Lei de Incentivo à Cultura.
A Holcim, uma das líderes na produção de cimento, concreto e agregados comemorou os 100 anos de história com a publicação de um livro repleto de fotos. A empresa contratou fotógrafos renomados para a realização das imagens das fábricas e dos funcionários ao redor do mundo. Parte das fotos está em exposição no Museu de Artes Finais, em Berna, na Suíça.
O objetivo era transmitir a mensagem de que o funcionário é o foco da empresa. Para isso, a construção do material foi pautada nos colaboradores que construíram a história da Holcim. O resultado foi um foto-livro que mostra o esforço diário dos profissionais e suas emoções, por meio do registro do olhar e dos gestos de cada um.
Os exemplares foram distribuídos para os mais de 80 mil funcionários e para clientes e parceiros da empresa.
*Com informações do texto: Memórias no Papel, da Revista Comunicação Empresarial