A área deixou de ser apenas suporte para se tornar decisiva nas estratégias de negócio
Impulsionada por investimentos de R$8,2 bilhões por ano, a área de comunicação corporativa avança por eixos cada vez mais ligados à essência do negócio. A atividade, até pouco tempo vista como simples suporte, requer hoje a elaboração de um detalhado planejamento feito por profissionais especializados em identificar e trabalhar as informações que agregam valor a organização.
De acordo com uma pesquisa realizada com 303 diretores de comunicação, para o Estudo Transcultural sobre Liderança em Relações Públicas, coordenado pela Universidade do Alabama (EUA), estar preparado para crises é o tema mais importante para um setor de comunicação empresarial. Em seguida vem a maneira de lidar com a velocidade e o volume do fluxo de informações; e depois a importância de melhorar a mensuração de resultados e eficácia da comunicação.
Os dados também revelam que a rotina da comunicação é bem diferente de tempos atrás e está totalmente inserida nas mesas de negociações das corporações. “Trabalhamos com uma realidade que não é tão definida, que não tem padrões, nem está nos manuais,” diz o presidente da Aberje, Paulo Nassar.
O jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Eugênio Bucci vê a função intelectual do comunicador como tendência irreversível. “A comunicação tem um papel cada vez maior nos processos sociais, na formação de consensos, nos entendimentos nacionais e internacionais, tanto nas atividades de Estado como na vida privada. Isso reflete em crescimento do peso hierárquico das áreas responsáveis pela comunicação dentro das organizações.”
A pesquisa realizada neste ano pela Aberje comprova a tese: Em 76% das 179 empresas participantes, a comunicação corporativa ocupa níveis mais elevados na estrutura organizacional: 34% de diretoria e 34% de gerência. O estudo mostra que a maior parte das equipes tem até cinco funcionários e que o investimento médio anual da área em 62% das empresas é inferior a R$3 milhões. Trata-se, porém, de um valor em constante crescimento. De acordo com a Aberje, o total de investimento em comunicação empresarial no Brasil saltou de R$5,58 bilhões em 2001 para R$8,2 bilhões em 2012.
Fonte: revista Valor Setorial sobre Comunicação Corporativa de novembro de 2012, produzida em parceria da Aberje com o jornal Valor Econômico. Continue lendo em: http://bit.ly/SHBwWh