Setor está em crescimento e as ações corporativas se tornaram estratégicas
O processo de consolidação da internet no país demanda cada vez mais do trabalho dos comunicadores. Só em 2012, o setor de comunicação movimentou cerca de R$ 2 bilhões. Para 2014, estima-se um crescimento de 50%, aproximadamente, chegando aos R$ 3 bilhões.
Com crescimento médio de 20% ao ano, a indústria brasileira de comunicação acumulou um crescimento muitas vezes superior ao PIB, nesses últimos anos. O desenvolvimento desse setor não é para menos, o Brasil é o país do presente – tem uma economia aquecida com crescimento sustentável, se destaca como um dos principais mercados consumidores de tecnologia e sediará grandes eventos esportivos.
Por isso, o trabalho de comunicação é cada vez mais exigido. As agências se tornaram mais necessárias à medida que a sociedade demanda mais transparência, seja nas relações do cidadão com os órgãos públicos ou com a iniciativa privada.
A gestão de comunicação que antes estava nas mãos da mídia que controlava a mensagem, está sob o poder do consumidor, da sociedade. E essa quebra de paradigma aconteceu de forma mais rápida no Brasil por causa da explosão das redes sociais.
A vocação tecnológica do brasileiro – que é sociável, interativo e adora tecnologia –, mudou a comunicação e as empresas hoje estão ligadas diretamente com milhões de pessoas pela internet.
Esse movimento cria oportunidades para o mercado de comunicação corporativa. As agências contrataram especialistas para o desenvolvimento de conteúdo digital, monitoramento das redes e também para a gestão de crises que se propagam nesses novos canais.
A atividade de comunicação corporativa se tornou mais estratégica e passou a abranger múltiplas áreas de competência, assim como o relacionamento com públicos diversos.
*Com informações do texto “Comunicação Brasileira é benchmarking global”, de João Rodarte, publicado em Negócios da Comunicação.