Publicado, na maioria das vezes, em forma de crítica ou crônica, o tema caiu no gosto dos brasileiros
A gastronomia, que, há algum tempo, vem ganhando espaço na mídia cultural brasileira é, agora, explorada por grandes publicações de veiculação nacional. O tema, que foi por muito tempo esquecido, passou a ser valorizado e, por este motivo, se tornou assunto de pesquisa para a mestranda em Comunicação, Renata Maria do Amaral e a doutora em Linguística, Cristina Teixeira Vieira de Melo.
De acordo com as autoras, o tema deve ser lembrado já que a gastronomia está diretamente ligada à cultura dos países e suas regiões. Elas afirmam que o gosto por certos alimentos é também um fator cultural e condicionado socialmente, como é o caso da feijoada no Brasil e do bacalhau em Portugal.
Tratada e publicada como cultura, a gastronomia aparece nos jornais e revistas, quase sempre, como crítica ou crônica. As autoras fizeram análises dos dois formatos e detectaram que o jornalismo gastronômico funciona, hoje, mais como serviço, indicando ao leitor os preços, as características do local e onde é possível encontrar certos tipos de alimentos. Desta forma, o teor novidade e o conteúdo das publicações acabam sendo deixados de lado.
No entanto, o lado positivo das matérias gastronômicas é que os leitores não precisam ser conhecedores da culinária para entender o que está sendo transmitido pelos jornalistas. Isso porque, ao veicularem grande parte do material produzido em publicações não especializadas, os críticos e cronistas costumam utilizar uma linguagem clara e simples, evitando o uso de termos técnicos.
As autoras analisaram também que as matérias contam com a objetividade das informações e com a subjetividade, ou seja, a visão de quem escreve sobre gastronomia. O que, muitas vezes, é citado pelos chefs e donos de restaurantes como algo positivo, já que a partir das opiniões dadas pelo jornalista, é possível que sejam feitas adaptações para melhorar a qualidade dos serviços. E assim, o jornalismo gastronômico se mostra, mais uma vez, um tema de relevância a ser divulgado pelas mídias.
As crônicas
Mistura do jornalismo tradicional com a narrativa literária, as famosas crônicas, permitem que os textos sejam mais leves e divertidos, apesar de, às vezes, esconderem críticas severas e bem fundamentadas.
A ironia, outra característica do formato, é bastante utilizada no jornalismo gastronômico e pode funcionar como uma estratégia poderosa de argumentação.
*Com informações do artigo: Gastronomia no jornalismo cultural: crítica e crônica na Folha de S. Paulo e na Carta Capital, de Renata Maria do Amaral e Cristina Teixeira Vieira de Melo.