Confira sete dicas para se destacar em meio a tantos candidatos
Empresas brasileiras recebem, todos os dias, milhares de currículos de candidatos desesperados por uma vaga no mercado de trabalho. O que muitos não sabem, é que a qualidade do material interfere, e muito, no processo inicial de contato com o contratante.
David Cohen, diretor de redação da Época Negócios, explica que os grandes gestores não possuem muito tempo para analisar tudo o que os candidatos têm a oferecer, por isso, é importante que alguns pontos estejam sempre em destaque.
Confira dicas fundamentais para que o currículo não seja apenas mais um na conturbada caixa de e-mails das empresas:
1 – PARA CADA VAGA, UM TEXTO DE APRESENTAÇÃO
Pode ser cansativo, mas produzir um texto exclusivo para cada vaga a se candidatar é peça chave para os que pretendem se diferenciar dos demais. Na maioria dos casos, o empregador quer saber se você quer trabalhar NAQUELA empresa, ou se para você não faz diferença.
2 – EXPLIQUE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM CADA CARGO
Não basta apensa colocar o título ou o cargo que você exercia na empresa. Para que o empregador saiba se você se encaixa no perfil da vaga, é preciso saber suas atribuições e o que você é capaz de desenvolver. Explique, por exemplo, quais eram as suas funções como analista de marketing. Fale de resultados alcançados e das dificuldades que superou.
3- SELECIONE SUAS EXPERIÊNCIAS
A dica é: procure colocar no currículo apenas experiências relevantes para seu desenvolvimento profissional e que possam agregar aos projetos futuros. Falar que você ganhou uma medalha nas competições de natação não ajuda em nada. Mas se você venceu por ter trabalhado em grupo, por ter características de liderança, que, inclusive, possam interferir no crescimento da empresa, aí sim pode e DEVE ser colocado.
4 – MOSTRE SEU INTERESSE PELA EMPRESA
Para ser reconhecido, você precisa reconhecer. Não é questão de bajular, mas falar o que você admira na empresa é importante para que o recrutador analise se você se encaixa na vaga. Comentar, por exemplo, que, assim como a empresa, você acredita na preservação do meio ambiente como um dos principais pilares para o crescimento mostra que você não só conhece os projetos desenvolvidos por ela, como se identifica com eles.
5 – SEJA CLARO, CONCISO E CORRETO
Descreva suas habilidades e qualificações em poucas linhas. Lembre-se, mais uma vez, que gestores são pessoas com inúmeras responsabilidades e que, portanto, não possuem tempo suficiente para analisar grandes textos. Não cometa erros de português, seja direto e, principalmente, não atribua a você, conquistas que foram de toda a equipe.
6 – PROVE
Se possível prove que suas atribuições e que todas as suas qualificações são, de fato, verdade e indique um contato para que o gestor possa checar essas informações.
7 – FOQUE NA COMUNICAÇÃO
Você não vai conseguir um emprego por meio das mensagens enviadas por e-mail, mas elas podem te levar às próximas fases da seletiva. O importante é “cativar” o recrutador, para que seu e-mail avance para um contato pessoal.
*Com informações do texto: Por que o seu currículo vaia para o lixo, da revista Época Negócios.