Elas representam 26,3% dos empregadores e se destacam no mercado por perfil multidisciplinar e flexível
Em Campinas, uma empresa de comunicação conta, apenas, com profissionais do sexo feminino
Nas últimas décadas, as mulheres conquistaram o seu espaço no mercado empresarial e é cada vez maior o número de empreendedoras que iniciam seu próprio negócio.
Desde 2007, 10 milhões delas abriram uma nova empresa no Brasil. Uma pesquisa realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) aponta que as mulheres representam quase a metade dos que empreendem no país (49%, em 2011).
Elas também ganharam espaço nas empresas de pequeno e médio porte. Segundo o Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa (2010/2011) do Sebrae, elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em 2009, 26,3% dos empregadores brasileiros eram mulheres.
Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), comprovam que as mulheres têm estudado mais que os homens. Entre os 18 e 24 anos de idade, 32% das mulheres brasileiras estudam, para o sexo masculino essa porcentagem cai para 28,9%.
Para Márcia, um dos motivos do destaque das mulheres no meio empresarial é a flexibilidade. “O sexo feminino é mais flexível. Adaptamos-nos a diversas situações e buscamos ampliar nossas competências”, afirma.
A diretora da Thema Relações Públicas & Imprensa, que está no mercado há mais de quinze anos, atuando em assessoria de relações públicas, assessoria de imprensa e eventos, ainda lembra que a vantagem de contar com uma equipe inteiramente feminina está no posicionamento do funcionário. “As mulheres têm facilidade em pensar em grupo e se preocupam com a questão humana, garantindo um bom ambiente de trabalho”, finaliza.